top of page
  • Foto do escritorAna Endo

Qual o momento certo para reabrir as escolas?


Qual o momento certo para reabrir as escolas?

As escolas brasileiras voltarão a operar presencialmente em 2020?

Não há respostas certas para questões como estas.


Sabe-se que, em países referências no combate ao coronavírus, como é o caso da Coreia do Sul, mais de 200 escolas foram fechadas logo após a retomada das aulas, devido aos novos casos da doença.


Neste cenário de pandemia, uma coisa é certa: as escolas precisão preparar-se para continuar a ministrar aulas de forma remota, da maneira mais planejada possível. 


Uma pesquisa recente realizada pela USP, intitulada Educação, docência e a COVID-19, junto a educadores da Rede Estadual de Educação de São Paulo, apresentou os seguintes resultados:

  • Os sentimentos desafio, aprendizado e inovação correspondem a cerca de 30% dos sentimentos relacionados ao modelo de educação mediada por tecnologia. 

  • No geral, 62% dos sentimentos citados foram classificados como positivos quanto ao novo modelo educacional em curso.

  • 7o% dos respondentes afirmam se sentirem aptos a desempenhar suas funções via educação mediada por tecnologia, apesar do sentimento de insegurança quanto a este modelo (cerca de 51% das respostas).

  • Cerca de 68% avaliam se sentir apoiados pelos processos formativos em curso.

  • Apesar do quadro positivo relacionado à aptidão e ao apoio formativo, 85% dos respondentes têm a percepção de que os estudantes aprendem menos ou muito menos via educação mediada por tecnologia.

  • Cerca de 80% e 68% afirmam, respectivamente, que sua atuação como docente e a educação em sentido mais amplo vão mudar para melhor no período pós-pandemia.

Fonte: Com informações da Pesquisa USP. Imagem: VisualHunt.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page