W4 Consultoria

18 de mai de 20201 min

Algoritmos + rave = Algorave

O que algoritmos e uma festa rave têm em comum? Tudo, especialmente com a criação da Algorave, uma mistura dos termos que mistura música e arte com codificação, a partir de aula realizada ao vivo na The New School, em Nova York, EUA.
 

 
O hábito de programar código em tempo real - também conhecido como live coding - pode ser utilizado em sala de aula para criar música ou arte visual.
 

 
“A idéia é criar transparência sobre como a arte digital é feita, explica Melody Loveless, que ministrou o curso, que faz parte do programa secundário de Código como Arte Liberal da faculdade. Ver o código de alguém é ver o que eles estão pensando, suas ações, seus erros", diz ela.
 

 
Segundo o artigo publicado pela EdSurge Higher Education, tudo contribui para uma festa de dança incrivelmente futurista. Veja um trecho do texto:
 

 
“Ao longo do semestre, os alunos aprenderam a usar programas de codificação como Hydra e Sonic Pi na preparação para um desempenho final que eles esperavam que ocorresse pessoalmente. Quando a pandemia descartou essa possibilidade, eles decidiram transmitir ao vivo sua algorave no YouTube, uma prática já comum na cena de codificação ao vivo.
 

 
O show contou com uma variedade de modos. Durante uma série, os alunos programavam círculos e triângulos para dançar pela tela a tempo de uma batida forte. Em outro, sons espaciais e números falados acompanhavam fractais intermitentes. Durante todo o tempo, os espectadores observavam os alunos alterando seu código”.
 

 
Entendeu? Não? Tem um TED falando sobre isto no Youtube. Clica aqui.

Imagem: Visual Hunt

    200
    0